Planeta TerraO efeito estufa é uma forma que a Terra tem para manter sua temperatura em aproximadamente 30ºC. Naturalmente, ela se auto-regula permitindo que as espécies se beneficiem com o clima. Toda a radiação, proveniente do sol é absorvida, irá reter parte da entrada dos gases e consequentemente manterá a temperatura constante.

Por que o Efeito Estufa é Importante?

Há uma função importante quanto ao funcionamento do efeito estufa, se ele não regulasse a temperatura terrestre não poderíamos existir, porque nenhum ser humano aguentaria. Nós nos adaptamos ao ambiente, porém nem os mais fortes sobreviveriam. Percebemos esta importância quando comparamos a Terra e a Lua. A lua é inabitável, e como não há efeito estufa as temperaturas variam entre 100º C a - 150º C. Já a Terra possui extremos de aproximadamente - 10º C e 50º C.

Muitos questionam se é importante que o efeito estufa regule e mantenha um clima ameno, então, porque afirmar que ele pode ser um precursor para as consequências do aquecimento global? Ele é responsável por desempenhar dois papéis.

Greenhouse ou Efeito Estufa de Plantas

Em países de clima frio é comum o uso de estufas no cultivo de determinadas plantas, os cientistas utilizam o termo em inglês “ Greenhouse ou efeito estufa de plantas” para explicar o efeito.

Semelhante ao que ocorre com uma estufa, os raios solares que atravessam os vidros aquecem seu interior. Parte do calor é retido e a outra retorna para o espaço. Da mesma forma acontece com um veículo exposto ao sol com os vidros fechados.

Estufa de PlantasA atmosfera do planeta terra funcionará como a grande estufa que contém pequenas quantidades de gases responsáveis pela mesma função dos vidros. Estes são os chamados gases-estufa (vapor d' água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, entre outros) que contribuem para a retenção do calor. Com eles, a luz solar atravessa as camadas e estas impedem que parte do calor formado na superfície do planeta saia. 

Em contrapartida, se lembrarmos dos filmes clássicos da pré-história veremos que no início, a Terra era quente, formada por vulcões, e estas condições fizeram o planeta inverter a ordem natural das coisas. Ao invés de reter calor, a atmosfera procurava se defender com as eras glaciais, porém, isto foi só uma teoria proposta por cientistas. Também existe a hipótese de que o planeta tenha se superaquecido fazendo com que os dinossauros e outros seres existentes morressem literalmente de calor.

O que acontece hoje é que o planeta busca se defender do ataque que o ser humano tem gerado no seu próprio meio. É com este efeito que a atmosfera consegue manter o equilíbrio de temperatura. Caso contrário, poderíamos presenciar uma nova era glacial.