“QUEREMOS SALVAR A NOSSA PELE”

Homem LutandoSe observarmos bem, as temperaturas do planeta estão desreguladas. Há locais mais frios e outros tão quente que chegam a atrapalhar o convívio. E por que isso acontece?

Um fenômeno natural que existe na Terra é responsável por manter a temperatura, o efeito estufa. Este efeito permite que os humanos habitem no planeta, caso contrário a temperatura seria bem fria: 18º abaixo de zero.

Todo ano é lançado grandes quantidades de CO² e outros gases na atmosfera e com isso, o processo se intensifica gerando um aumento da temperatura do planeta. A maior parte das catástrofes que ocorrem no mundo acontecem devido ao excesso de gases presentes na atmosfera.

Mesmo ganhando uma característica negativa por agravar o aquecimento global, ele tem uma importante função, assim como cada processo que faz parte de nós e do Planeta Terra. As consequências do efeito estufa para o homem representam riscos para a sobrevivência da espécie. Estamos lutando para sobreviver, mas a natureza é tão ágil que nos ataca como um leão.

Confira sobre os problemas, os principais agentes que aumentam o efeito estufa, as consequências que o ambiente e o homem sofre. Dicas de como minimizar os efeitos, tanto em casa, como em qualquer lugar, as soluções que países usam para conter a emissão de gases poluentes e os mitos e verdades que muitos não conhecem.

Mitos e Verdades sobre o Efeito Estufa

VacaArroto e Pum de Vaca

O metano é emitido pelos bovinos e outro animais com a sua digestão. O rebanho do Brasil é um dos maiores do mundo. O arroto do boi equivale a 69% dos gases do efeito estufa, de acordo com os dados de Mercedes Bustamente, da Universidade de Brasília (UnB), Roberto Smeraldi, da ONG Amigos da Terra e Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Esse estudo concluiu que metade dos gases do efeito estufa no Brasil vem da pecuária. 

Diminuição do CO² para 350 ppm

No site 350.org, cientistas dizem que se a população se juntar para diminuir as emissões de CO² até alcançar a margem de 350 ppm (partes por milhão), limite máximo de CO² que se deve ter na atmosfera, ficaremos seguros em relação ao aquecimento global. Estamos em 377,41ppm e concluiu-se que estamos acima da média. Pessoas de 170 países se manifestaram no Dia Mundial da Ação Climática, em outubro de 2009. Foi um estímulo para que mais pessoas pudessem se atentar as mudanças que ocorrem no Planeta.

Cocô de Baleia Combate o Aquecimento Global

Inicialmente, cientistas achavam que pelas baleias liberarem CO² no processo respiratório, contribuiria para o aumento de dióxido de carbono. A australiana Trish Lavery, da Escola de Estudos Biológicos da Universidade Flinders, em Adelaide, conduziu um estudo revelando que a baleia cachalote é responsável por remover o carbono equivalente ao de 40 mil carros a cada ano. As fezes da baleia contém alto teor de ferro, que é absorvido pelos fitoplânctons (plantas marinhas), que por sua vez no processo de fotossíntese são responsáveis por retirar o CO² da atmosfera. 

Fumaça de Vulcões Reduzem o Efeito Estufa

De acordo com estudos científicos, devido as erupções vulcânicas na pré-história havia uma quantidade de enxofre na atmosfera, isso fez com que o planeta esfriasse. Com uma possível solução querem lançá-lo na atmosfera para ver se o clima esfria um pouco. A tese foi feita pelo químico holandês Paul Crutzen, professor na Alemanha do MaxPlanck Institute for Chemistry e prêmio Nobel por seus estudos sobre a camada de ozônio.

Ele sugere abafar a atmosfera com enxofre para que a população possa diminuir suas emissões neste período. As partículas de enxofre seriam depositadas através de balões de alta altitude ou lançadas à estratosfera, elas mandariam parte da luz do sol para o espaço. Os cientistas observaram isso com a explosão em 1991 do vulcão Mount Pinatubo, nas Filipinas, 0,5º C foi diminuído um ano depois da erupção.

Casa IlustradaPintar os Telhados de Branco

De acordo com estudos no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, pintar telhados de branco é uma das medidas que combatem o aquecimento global. Telhados nessa cor refletem até 90% da luz solar, além de tornar a temperatura interna mais amena. Os ambientes dispensam o uso de ar-condicionado, que além de reduzir energia, reduz a emissão de CO². Esta foi uma campanha chamada One Degree Less, criada pelo grupo Green Building Council Brasil com o objetivo de diminuir a temperatura em 1º C.

Mitos do Efeito Estufa

Efeito estufa é a mesma coisa de Aquecimento Global?

Não. O efeito estufa é um fenômeno natural que regula a temperatura do Planeta Terra, já o aquecimento global é o aumento das temperaturas médias anuais.

O efeito estufa irá acabar com o Planeta?

Não. O efeito estufa não irá destruir o planeta, pois é um fenômeno inofensivo quando não há uma emissão demasiada de gases do efeito estufa na atmosfera. Nós é que seremos afetados se as catástrofes continuarem.

O ser humano não pode fazer nada para diminuir as emissões?

Não podemos impedir que os fenõmenos aconteçam. Mesmo que parássemos de poluir de um dia para o outro, ainda seríamos afetados, por que o aumento do efeito estufa é um efeito a longo prazo.

Eucalipto seca o solo e contribui para o aumento do efeito estufa?

Ele não seca o solo, somente armazena a água de uma forma diferente que as outras plantas. Assim, permite que a água chegue ao solo rapidamente por ter pouca folhagem. Um hectare de eucalipto é responsável por capturar 10 toneladas de carbono por ano.